AF_GOV_Ad-Covid19_Agradecimento_468X060PX
banner-dibacenter
Basic RGB
logo aen
banner-caicara
[KAKOI]-Banner
<< >>

Paróquia Cristo Rei celebra 47 anos de fé e devoção em Campo do Tenente

22 de fevereiro de 2021 em Cidades - Comente

Formada pela Matriz e por outras treze capelas, paróquia Cristo Rei vem celebrando mais um ano de sua fundação. Foto: DivulgaçãoA paróquia Cristo Rei, de Campo do Tenente, se prepara para celebrar mais um ano de sua instituição. Fundada em 1974 após o Arcebispo Dom Pedro Fedalto ter manifestado o desejo de criação de uma paróquia no município, a mesma recebeu Cristo Rei como seu padroeiro, o Senhor e Rei de toda a Humanidade.

Toda história da devoção tomou tamanhas proporções que desde 1977 a coroa, representação do próprio padroeiro da cidade, foi incorporada à bandeira do município. Apesar disso, nem sempre a capela fundada em solo tenenteano recebeu a denominação que possui nos dias de hoje.

Segundo relatos, a relação com Cristo Rei sempre foi próxima pois, em 1931, a data da benção e lançamento da pedra fundamental da igreja Matriz, coincide com a Festa de Cristo Rei do Universo. O fundador e benfeitor da Matriz, Cônego José Ernser, na época pároco de Rio Negro, entendeu por batizar a igreja de São Sebastião, nome que não recebia aprovação da população, a qual se manifestava no sentido de manter a denominação original, qual seja, São Francisco de Paula.

A narrativa aponta também que tal denominação se deu por conta da preferência do doador do terreno, que havia realizado uma promessa, se comprometendo a trazer da Itália uma imagem do referido santo para inauguração da capela, a qual encontra-se preservada no interior da igreja até os dias de hoje. A devoção ao atual padroeiro foi ainda maior com a chegada de uma imagem de Cristo Rei, trazida por peregrinos em 1935 que provinham de Rio Negro.

A história da fundação da paróquia cita ainda que a cidade continuava a festejar a solenidade de Cristo Rei em conjunto com poloneses que representavam a colônia polonesa e, mesmo assim, em 1938, a cúria registra a capela com a denominação de ‘Capela São Francisco de Paula’, em respeito ao seu fundador. Foi somente em 1974, no dia 2 de fevereiro, que Cristo Rei é reconhecido formalmente como o padroeiro da paróquia de Campo do Tenente, recebendo como primeiro pároco Aloisy Laimann, seguido pelo padre Stanisław Szczypek, padre Stanisław Jamrog, padre Stanisłąw Gogulski, religiosos da Congregação Sociedade de Cristo, até se tornar Paróquia Diocesana em 2015, com a passagem de dois párocos diocesanos, o padre Hilario Scherbate, e o padre Orlando Leal, atual pároco desde 31 de janeiro de 2017.

Diante do contexto histórico, o padre Orlando Leal, estende o convite a todos para celebrarem os 47 anos da Paróquia. “Acompanhem as programações e atividades em preparação ao cinquentenário da paróquia, que serão divulgados neste espaço, como fonte de informação, evangelização e espiritualidade para vivermos em santidade o triênio que antecede os 50 anos da Paróquia Cristo Rei. Cristo Rei do Universo, venha a nós o vosso reino!”, convida.

A comunidade - A comunidade paroquial é composta da matriz Cristo Rei e treze capelas: São Sebastião – Bela Vista, Divino Espírito Santo – Pedro Amálio, Santa Rita – Vila Rural, Nossa Senhora Aparecida – Pau de Casca, Senhor Bom Jesus – Buriti, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Serrinha, São Benedito – Morrinho Alto, Nossa Senhora da Luz – Lageado, São José – Rodeio, Divino Espírito Santo – Rio Vermelho, Santa Ana – Santana, Santa Terezinha – Rio da Várzea, Imaculada Conceição – Rio dos Patos, que promovem diversas atividades pastorais, por meio do engajamento dos fiéis, contribuindo não só para evangelização, mas fazendo parte da história do município.

Deixe seu comentário