AF_GOV_Ad-Covid19_Agradecimento_468X060PX
Banner Eliauto 2
banner-dibacenter
Basic RGB
logo aen
banner-caicara
[KAKOI]-Banner
<< >>

Politicando 20/11/2020

20 de novembro de 2020 em Politicando - Comente

O presidente da Comec, Gilson Santos e o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), João Ortega. Foto: DivulgaçãoPlanos Diretores

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), João Ortega, e o presidente da Coordenação da Região Metropolitana (Comec), Gilson Santos, estiveram reunidos nesta semana para avaliar a situação atual dos Planos Diretores dos municípios da RMC. A contratação de recursos por parte das prefeituras com a Sedu tem como condicionante a validação do Plano Diretor junto a Comec.

Renovação nas prefeituras

A região Suleste vai viver a partir do próximo ano sua maior renovação nos cargos de prefeitos da história recente. Dos dez prefeitos locais apenas em Agudos do Sul e Mandirituba haverá sequência de mandato. Nas outras oito cidades serão governantes novos que vão assumir o comando da prefeitura.

Surpresas ou não?

Algumas disputas podem ser consideradas como surpresas no pleito eleitoral do último dia 15. Em Campo do Tenente, por exemplo, a coligação do grupo da situação era bem maior, porém, a população decidiu pelo candidato da oposição. Everton Vizentin (PSL) derrotou o vice-prefeito Cleomar Komarchewski (Pros). Em Quitandinha, depois de 20 anos, o ex-prefeito Zé Quirera (Pros) vai voltar ao cargo, derrotou os também ex-prefeitos Neco Prado (PDT) e Charles Lipinski (PSL).

Fortalecidos

Continuam fortalecidos mesmo não disputando a eleição do último domingo os prefeitos de Rio Negro e Lapa, Milton Paizani (PSD) e Paulo Furiati (MDB). Ambos fizeram os sucessores. O mesmo pode-se dizer da prefeita de Agudos do Sul, Luciane Teixeira (MDB) e do prefeito de Mandirituba (PSC), Luis Antonio Biscaia.

Novas lideranças

A eleição municipal desse ano também abriu espaço para o surgimento de novas lideranças políticas, inclusive todas muito jovens. É o caso do prefeito eleito de Piên, Maicon Grosskopf (Republicanos), do prefeito eleito de Campo do Tenente, Everton Vizentin (PSL), do vereador de Mandirituba Felipe Machado (Pros), que mesmo derrotado fez ótima campanha e votação, e do vereador da Lapa Josias Junior (PDT), que ficou em segundo na disputa pela prefeitura.

Contenda

Depois de longos anos o grupo que dominava os pleitos eleitorais e a gestão pública do município de Contenda vai deixar o poder. O empresário Antonio Mostarda (PSL) venceu a eleição para prefeito com larga vantagem, tendo como vice-prefeito o vereador Gilmar Carpejani (PSC). Haverá expressiva renovação também na câmara de vereadores do município.

Vereadores I

Outra grande diferença dessa eleição é a presença de nomes novos na composição das futuras câmaras municipais de vereadores. Candidatos de primeira eleição conseguiram êxito e vão ocupar as cadeiras do poder legislativo a partir de janeiro. Teve cidade onde a renovação chegou até 80% em relação ao número de vagas.

Vereadores II

Infelizmente em duas cidades da região nenhuma mulher conseguiu se eleger para a câmara de vereadores. Em Agudos do Sul e Contenda somente homens saíram vitoriosos na disputa pelas vagas no poder legislativo.

Deixe seu comentário