AF_GOV_Ad-Covid19_Agradecimento_468X060PX
Banner Eliauto 2
banner-dibacenter
Basic RGB
logo aen
banner-caicara
[KAKOI]-Banner
<< >>

Novembro Azul incentiva os homens para os cuidados com a saúde

13 de novembro de 2020 em Geral - Comente

Saúde do homem está em evidência por meio da Campanha Novembro Azul. Foto: José Fernando Ogura/AENA saúde do público masculino está em evidência ao longo deste mês com ações alusivas ao Novembro Azul, movimento internacional criado em 2003 para conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estará reforçando as ações para estimular a promoção ao bem-estar do homem, com o objetivo de motivar uma vida mais saudável. Nas cidades da região, os órgãos de saúde também estarão promovendo iniciativas para difundir a campanha.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforça a necessidade de conscientização do público masculino. “Os agravos do sexo masculino se constituem em grandes problemas de saúde pública. Fatores socioculturais apontam que este público ainda é reticente à procura pelo serviço de saúde, e por isso nossa sensibilização e nosso alerta para que o homem assuma este hábito tão importante que é o do autocuidado”, disse o secretário. “É importante ter cuidado com o corpo e sinais de doença, cuidado no trânsito e com outras causas externas, como a violência, que acabam gerando graves problemas e óbitos”, afirmou.

A diretora de Atenção e Vigilância à Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, reitera as ações voltadas à saúde do homem. “A Sesa mantém durante todo o ano, em todos os serviços da rede de atenção, as iniciativas e intervenções de promoção à saúde do homem. Nosso serviço orienta ainda para que a família apoie e acompanhe o homem nesta busca pelo cuidado com a saúde”, explica.

De acordo com ela, sabe-se que historicamente, além da maior resistência em procurar os serviços de saúde, os homens não costumam seguir os tratamentos recomendados. “Então, fica nossa orientação neste Novembro Azul para que a família como um todo se cuide e se ajude, produzindo relações saudáveis para todos”, disse Maria Goretti.

Câncer - Entre os tipos mais prevalentes de câncer no homem estão o de estômago, esôfago e cólon, seguidos por neoplasia de pulmão e próstata. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apontam que no triênio 2020-2022 ocorrerão no Paraná cerca de 3,5 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano. O Paraná registrou no ano passado 2.460 diagnósticos de câncer de próstata, com 929 óbitos; 83 diagnósticos de câncer de pênis com 21 mortes, e 1.013 casos de câncer de cavidade oral e 326 óbitos.

Deixe seu comentário