AF_GOV_Ad-Covid19_Agradecimento_468X060PX
Banner Eliauto 2
banner-dibacenter
Basic RGB
logo aen
banner-caicara
[KAKOI]-Banner
<< >>

Eleições municipais são marcadas por lentidão na divulgação de resultados

20 de novembro de 2020 em Geral - Comente

Eleitores compareceram às urnas no último domingo para a escolha de novos representantes municipais. Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilO último domingo foi de intensa movimentação em todo o país para a realização do primeiro turno das eleições municipais, para a escolha de prefeitos, vices e vereadores, marcado principalmente pelo atraso na divulgação dos resultados por meio do sistema da Justiça Eleitoral, que apresentou instabilidade. Apesar disso, levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) apontou que, no geral, a votação ocorreu dentro da normalidade nos 399 municípios do Paraná e milhões de eleitores foram às urnas.

No balanço realizado até as 17 horas do domingo, 160 urnas eletrônicas haviam sido substituídas por outras de contingência no Paraná, correspondendo a 0,66% das de 20.745 seções eleitorais do Estado, o que ficou abaixo do esperado de 1% a 3% de urnas substituídas. Conforme a Polícia Militar, foram registradas 349 ocorrências e 85 prisões, com o registro de 115 casos de “boca de urna” e 16 de compra de voto. Foram apreendidos 11.984 materiais de campanha, 11 veículos e R$ 21.911.

O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, fez agradecimentos aos envolvidos na realização do pleito, que neste ano ocorreu em um contexto diferenciado em função da pandemia do novo coronavírus. “A todos que contribuíram para a realização desse evento relevantíssimo que é o coroamento da democracia, da soberania e da cidadania”, agradeceu.

Em relação ao comparecimento do eleitorado, nas dez cidades da região, mais de 212 mil eleitores estavam aptos à votar, porém, o índice de abstenção chegou a 20,4%, ou seja, 43.498 cidadãos não compareceram às urnas. O maior índice foi registrado em Fazenda Rio Grande, com 20.250 faltosos (26,88%), enquanto Piên teve o menor número, com 956 abstenções (9,82%). Em 2016, o percentual de comparecimento foi de 75,8% e o de abstenção atingiu 7,2%.

A técnico judiciário da 144ª Zona Eleitoral de Fazenda Rio Grande, que abrange ainda as cidades de Agudos do Sul, Mandirituba e Piên, Samanta Balduino, também falou sobre o andamento da votação. “Nestas cidades, o pleito ocorreu normalmente, de forma bem tranquila. Houve substituição de urnas apenas na Fazenda e em Mandirituba”, contou.

Eleitorado 2020. Arte: O Regional

Deixe seu comentário